Minha lista de blogs
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
sábado, 27 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
ÁQUARIO!
O Aquário Municipal de Santos localiza-se no bairro da Ponta da Praia, na cidade paulista de Santos e apresenta uma área de três mil metros quadrados, 31 tanques de água doce e salgada com 250 espécies de animais. É o terceiro aquário público construído no Brasil (o primeiro foi o Aquário Público do Rio de Janeiro em 1910 e o segundo foi o Aquário do Instituto de Pesca, em São Paulo, em 1930) e recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, sendo uma das principais atrações turísticas de Santos.
Recentemente teve suas paredes externas pintadas pelo artista plástico californiano Robert Wyland
O FUNDO DO MAR!

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em grupos mais basais) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.
Índice[esconder] |
[editar] Classificação
No uso comum, o termo peixe tem sido frequentemente utilizado para descrever um vertebrado aquático com brânquias, membros, se presentes, na forma de nadadeiras, e normalmente com escamas de origem dérmica no tegumento. Sendo este conceito do termo "peixe" utilizado por conveniência, e não por unidade taxonômica, porque os peixes não compõem um grupo monofilético, já que eles não possuem um ancestral comum exclusivo. Para que se tornasse um grupo monofilético, os peixes deveriam agrupar os Tetrápodes.[1]Os peixes (28.500 espécies catalogadas na FishBase) são, na maior parte das vezes, divididos nos seguintes grupos:
- peixes ósseos (Osteichthyes, com mais de 22.000 espécies) à qual pertencem as sardinhas, as garoupas, o bacalhau, o atum e, em geral, todos os peixes com o esqueleto ósseo;
- peixes cartilaginosos (Chondrichthyes, mais de 800 espécies) à qual pertencem os tubarões e as raias;
- vários grupos de peixes sem maxilas (antigamente classificados como Agnatha ou Cyclostomata, com cerca de 80 espécies), incluindo as lampréias e as mixinas.

Assinar:
Postagens (Atom)